top of page
IMG_9293.JPG

Cirurgia Oral

Menu Cirurgia
tooth.png
tooth.png
tooth.png
tooth.png

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor

São cirurgias simples realizadas no consultório, que exigem anestesia local, como:

Exodontias (extrações simples de dentes infectados, fraturados ou para fins ortodônticos, seriadas ou dentes inclusos); Frenectomia labial e lingual (remoção cirúrgica do freio labial superior e/ou freio lingual e/ou labial inferior); cirurgia para tracionamento de canino incluso (colagem de um brackt para o ortodontista tracionar e colocar o dente na sua devida posição);Cirurgias bucais de pequeno porte, enxertos ósseos e pequenas correções ósseas.

A extração do siso está indicada na ausência de espaço para a erupção, quando está posicionado horizontalmente, e nos quadros de dor, quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Normalmente é uma situação mais delicada, numa área de difícil acesso, porém nas mãos de um profissional habilidoso, especialista em cirurgia, este procedimento não será complicado a ponto de assustar ou amedrontar o paciente.

Quando se faz a extração do siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior, para que não ocorra a extrusão do dente que não foi extraído, prejudicando a arcada dentária.

Qual o procedimento?

Qual Procedimento

Como já foi dito, a cirurgia oral menor é realizada no próprio consultório odontológico, geralmente com a ajuda de anestesia localizada e o paciente se recupera rapidamente.

O pós-operatório, inclusive, pode ser realizado em casa com apenas alguns cuidados e geralmente o paciente não precisa voltar para acompanhar o andamento da recuperação, apenas em poucos casos isso se faz necessário.

Essas cirurgias, no entanto, devem ser realizadas por especialistas sérios e rigorosos, utilizando o equipamento adequado, os melhores produtos e cuidando da assepsia de forma apropriada.

Dicas sobre Cirurgia Oral

Dicas Cirurgia

Embora tendo sido descrita como uma cirurgia de menor importância, deve-se levar a sério todas as indicações do especialista no cuidado pré e pós operatório.

Em hipótese nenhuma deixa de tomar as medicações recomendadas, de cuidar da assepsia do local operado ou de seguir qualquer indicação. Inclusive, peça para seu dentista todas as informações sobre o modo de agir após a cirurgia.

No caso da remoção do terceiro molar (o chamado dente do siso), siga uma alimentação leve. Evite comidas crocantes e/ou quentes. Sorvete é sempre uma boa pedida, pois evita sangramento e vasodilatação, e também frutas com leite, que não machuca e ainda é nutritivo.

Enxerto Ósseo

Enxerto Ósseo

Enxertos ósseos são necessários quando pacientes não possuem estrutura óssea adequada para receber implantes dentários.

Isso é necessário sempre que um dente é perdido e o osso que se encontrava ao redor do dente é reabsorvido, esse processo de reabsorção óssea ou atrofia, torna o osso progressivamente mais fino tornando a colocação do implante quase que impossível.

Existem casos que estes dentes foram perdidos há muitos anos, o que torna necessário a realização de um procedimento para recriar o osso perdido, denominado de enxerto ósseo.

bottom of page